Como não queria parecer ainda mais diferente do que eu já pareceria pois, sou brasileira tenho cabelos e olhos escuros e eles, totalmente diferente de mim, são claríssimos, pele, cabelo e olhos, aceitei o fato de não usá-las.
Eis que em 2006, quando trabalhava em uma famosa loja aqui no centro de Estocolmo, chegou a coleção de verão. E adivinhem quais as sandálias que faziam parte da coleção? Isso mesmo: sandálias plataforma. Fiquei tão feliz em ver minhas amadas ali, expostas na loja, à disposição das clientes!
E lá fui eu tentar vender as lindinhas… Só tentei, porque NINGUÉM queria comprá-las. As clientes, colegas da loja, todas torciam o nariz para as sandálias, ninguém conseguia ver sua beleza e graça! Ainda por cima achavam que o estilo plataforma era direcionado apenas para ”mulheres de vida fácil”, se é que vocês me entendem!
O mais engraçado era contar a todos o quanto essas sandálias eram famosas no Brasil e que até na areia da praia tinha gente que usava. Ninguém acreditava.
A liquidação de verão chegou e nem com 70% de desconto conseguiamos vender as plataformas.
Conforme os anos se passaram, o que pareceria impossivel aconteceu, as sandálias viraram moda em Estocolmo e morri de rir quando finalmente pude ver todas as blogueiras declarando amor incondicional às tão ”horrorosas” plataformas.
Engraçado que na moda aquela frase ”nunca diga nunca” se encaixou perfeitamente! Tudo é uma questão de entendermos a proposta do produto, da marca e da época.
O que não podemos fazer nunca é deixarmos nossa personalidade e valores de lado para nos encaixarmos em padrões pré estabelecidos, não é mesmo?
Selecionei algumas imagens de como as ”horrorosas” plataformas conseguiram se adaptar ao estilo de vida sueco:
E aqui, 2 exemplos de plataformas que continuaram reinando no verão sueco de 2011:
Rodebjer e Whyred - Primavera/ Verão 2011 - Foto Karolina Skande
* Leticia Pontes é Consultora de Imagem (www.leticiapontes.com), atua no mercado de moda e imagem desde 2006.