terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Casual Friday: descontração ou confusão?

O Casual Friday (Sexta-feira informal), foi implantado pela primeira vez na década de 1970 nos Estados Unidos, com intenção de diminuir o nível de estresse e incentivar momentos de descontração entre funcionários e colaboradores, empresas deram o direito de, pelo menos um dia na semana, usarem roupas mais confortáveis e menos formais dentro do escritório.

Homenagear a chegada do final de semana usando roupas mais confortáveis é maravilhoso porém, deve-se tomar muito cuidado para não confundir descontração com desleixo ou inadequação.

A confusão é grande havendo casos de abuso de trajes inadequados gerando a si e aos colegas desconforto, ansiedade, desconcentração e mais estresse. Percebendo isso algumas empresas decidiram abolir o “dia informal” de seus calendários.

Quais são os erros mais comuns?


Homens:- jeans desgastado, com barra desfiada ou cheio de bolsos;
- calças com elásticos na cintura;

- camisetas estampadas com nomes de bandas, lugares, desenhos, dizeres, piadinhas, times de futebol (show de horror!!) etc.;
- camisetas sem mangas;
- moletons;
- bonés;
- roupas estilo exército ou camuflagem;
- tênis ou sapatênis (casual não é esportivo);
- shorts ou bermudas;
- chinelos;
- meias de futebol, meias brancas.




Mulheres:- Tomara que caia, tops ou barriguinha de fora (mesmo que sutilmente);
- tecidos muito brilhantes;
- jeans justíssimos ou com muitos detalhes como bolsos, bordados, lavagens muito contrastantes;
- sandálias muito abertas, chinelos, e mules;
- tecidos aderentes ao corpo;
- detalhes ou peças com estampas imitando pele de animais;
- roupas de ginástica;
- shorts e bermudas curtas e justas;
Enfim, toda peça que seja ou pareça insinuante.

Porque tudo isso prejudica sua imagem na empresa?
Mesmo tratando-se do "casual", você ainda está no ambiente de trabalho e precisa concentrar-se nele. A vestimenta torna-se inadequada quando passa a impressão de que você desejaria estar em outro lugar, fazendo outra atividade que não aquela.

Sua aparência é um reflexo do que está pensando, vestir-se como se fosse para um churrasco, shopping, balada, implicaria numa perda significativa de credibilidade para empresa e principalmente para sua imagem profissional.

Se um cliente chega de surpresa e o(a) encontra vestido(a) de uma maneira inadequada, pode parecer que você esta ansioso(a), já com a cabeça em outro lugar, afetando a confiança pois, ele sentirá que você não está disponível para atende-lo. Ainda mais se estiverem em áreas de atuação como bancos e advocacia.

Todo profissional precisa usar de muito bom senso para não sofrer grandes prejuízos na carreira, afinal, uma das maneiras de se transmitir profissionalismo, competência e credibilidade é através da aparência, da vestimenta.
A empresa é a grande responsável por definir e orientar funcionários sobre a política de vestuário.
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É importante que haja comunicação direta, seja através da intranet, internet, e-mails, impressos. Também, através de palestras e treinamentos orientados por consultores de imagem. Assim, todos aprenderão sobre a importancia da apresentação pessoal, assim como a real diferença entre informal e inapropriado, sempre respeitando os valores da empresa.

Acertando no visual da sexta-feira informal:

Homens:













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- Camisa pólo de corte reto;
- Camisas mais esportivas, de manga longa ou curta, sem estampas e de cores neutras;
- Calças de veludo (para o inverno), sarja grossa ou jeans
(corte reto, cor escura , sem detalhes e lavagens muito contrastantes);- Blazers de veludo ou sarja;
- Jaquetas de lã ou tecido;
- Suéteres com ou sem textura;
- Mocassins, sapatos de amarrar de couro, camurça ou nobuck, com solados de couro ou borracha;
- Relógios esportivos.


Mulheres:















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- Blusas informais e arrumadas;
- Calça de sarja ou jeans (corte reto, cor escura, sem detalhes e lavagens muito contrastantes);
- Vestidos, porém NUNCA frente única, tomara que caia ou mini (sem estampas grandes e coloridas);
- Blazers de sarja, casaquinhos, jaquetas ou tricôs, Twin-set;
- Sapatilhas, sandálias fechadas, botas, peep-toes de couro ou camurça;- Acessórios maiores.
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Lembrando sempre que o dia informal é melhor aproveitável dentro do escritório, se por um acaso o cliente marcar uma visita justamente na sexta-feira, melhor optar pelo traje formal para que nada possa atingir sua confiabilidade.
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Fontes: Jornal Carreira & Sucesso;
Isto É Dinheiro;
Claudia Matarazzo;
Revista Veja;
Catho;
Revista Manequim;
Desfile Ricardo Almeida.

2 comentários:

  1. Até que enfim alguém fala sobre esse assunto, lá na empresa tá uma bagunça, todo mundo vai do jeito que quer!!! Vou passar pro pessoal.

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  2. Essas fotos de trajes de mulheres, exceto o traje da calça, para mim estão bem mais para social total do que casual... Ok, não se deve exagerar no casual, mas acho que esses exemplos foram infelizes....

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