7.26.2011

Como usar gola alta?

Com a baixa das temperaturas, essa peça sai do armário.
Aprenda os truques para ficar elegante!
Por Bianca Iaconelli

Cachecóis e lenços são perfeitos para esquentar nosso pescoço nos dias em que a temperatura decide cair. Mas se você é adepta de usar peças com tecidos mais reforçados em vez de várias roupas sobrepostas, a blusa de gola alta é um clássico. A consultora de imagem da Boucle, Gabí F. Souza, ensina que a peça é ideal para ser usada por mulheres altas, com pescoço longo. “Não importa se a pessoa é mais gordinha, aqui o pescoço é que dita a regra.” Confira os detalhes apontados pela stylist na hora de escolher a sua blusa e fique elegante:

Cava (costura embaixo do braço)
Ela deve estar sempre ajustada à axila para deixar o look mais sequinho.

OmbroA costura precisa ficar exatamente entre o fim do ombro e o início do braço.

CinturaQuanto mais ajustada, mais elegante fica.

Manga
Se for longa, estique os braços na hora de provar e perceba onde ela termina. O fim deve ser no início das mãos, um dedo abaixo do pulso.

ComprimentoHoje, existem modelos mais longos e, se você optar por eles, não deixe ultrapassar o meio das coxas. Se quiser o modelo tradicional, a barra deve terminar na altura dos ossinhos dos quadris. Caso contrário, quando curta demais, a blusa dá aquela sensação de que o tronco é menor do que as pernas.

TecidoPara que a peça se ajuste melhor ao seu corpo, escolha as lãs leves, com elastano e sem bordados. As mais cheinhas devem evitar estampas ou linhas e tricôs com pontos muito volumosos.





7.18.2011

Mala para viagem: Saiba o que levar!

Problemas com excesso de roupas na mala de viagem?
É sempre assim, basta chegar o dia da arrumação de malas para viajar e ficamos congelados diante do guarda-roupa sem saber o que levar, então decidimos pegar tudo ou quase tudo para garantir conforto e bem estar pois... pode fazer frio, calor, chover e molhar a roupa, posso escorregar e cair sujando tudo, derrubar bebida, comida, etc.

São desculpas e mais desculpas para levarmos uma montanha de coisas que, durante a viagem vamos percebendo que só serviram para fazer peso extra.

Para que isso não aconteça, a Boucle disponibilizou sua lista de peças essenciais a serem levadas numa viagem de 10 dias, vejam:


Destino Internacional ou Norte/ Nordeste Brasileiro – VERÃOOpte por cores mais claras como branco e creme para combinar com peças coloridas (azul, verde, laranja, rosa, etc...) ou até mesmo com preto. Os tecidos devem ser mais leves como algodão, linho, seda, lycra, etc.

LISTA COMPLETA para o verão:

- 3 calças: 1 jeans, 1 de cor clara, 1 cor escura (para noite)
- 2 shorts (podem ser boyfriend): 1 jeans, 1 outro tecido
- 2 Blazers (opte por modelos meia manga): 1 branco e 1 preto
- 1 jaqueta jeans
- 1 cardigan colorido
- 2 vestidos tubinho: 1 claro para o dia e 1 escuro para noite
- 2 vestidos leves para o dia
- 2 blusas de cor neutra clara
- 2 blusas de coloridas
- 2 sapatilhas: 1 nude e 1 escura
- 2 sandálias: 1 sem salto para o dia e 1 com salto para noite
- 1 scarpin
- 1 chinelo
- 2 cintos: 1 de tecido e 1 de couro
- 2 bolsas: 1 para o dia e 1 para noite (opte por +1 de plástico ou palha se for a praia/ piscina)
- 2 lenços coloridos
- 3 camisolas
- 2 meias-calças transparentes
- 1 meia-calça fina preta
- 5 conjuntos de lingerie (considerando a lavagem para uso contínuo) de cores neutras


Destino Internacional ou Sul/ Sudeste Brasileiro – INVERNOOpte por cores mais escuras como marinho, café, berinjela, vinho, petróleo. Os tecidos devem ser mais grossos porém não tão pesados como a lã.

LISTA COMPLETA para o inverno:

- 3 calças jeans
- 1 calça de veludo
- 1 calça de tweed
- 1 calça preta para noite
- 1 saia de lã xadrez
- 1 saia de lã lisa
- 2 blazers: 1 de lã com padronagem e 1 de tweed
- 1 jaqueta de couro
- 1 trench coat
- 4 suéteres: 2 neutros e 2 coloridos
- 4 blusas de manga longa
- 2 vestidos de lã fria: 1 estampado e 1 liso e de cor escura para noite
- 2 botas: 1 com salto alto para noite e 1 com salto baixo para o dia
- 1 scarpin
- 1 sapato/ tênis de neve
- 1 chinelo acolchoado
- 2 bolsas: 1 para o dia e 1 para noite
- 2 cintos: 1 fino e 1 médio
- 4 pijamas de flanela
- 2 meias-calças de lã ou fio 80
- 6 pares de meia soquete grossa
- 3 pares de roupa íntima térmica (para lugares com temperaturas abaixo dos -5Cº)
- 5 conjuntos de lingerie, considerando a lavagem para uso contínuo) de cores neutras





* Lista criada pela Boucle e comprovada pelas clientes.

7.15.2011

Saiba usar as cores certas pra você!



Sabia que o uso de roupas nas cores incorretas pode colocar tudo a perder?

Para arrasar num encontro, nada melhor do que compor um look bonito e elegante. Para isso, tão importante quanto a escolha da roupa ideal é a opção pela cor certa, já que apostar em cores da moda nem sempre é a melhor escolha. Afinal, cada mulher tem características diferentes que, para serem ressaltadas da maneira correta, precisam de um colorido especial.

“Quem nunca se achou pálida em frente ao espelho? Com olheiras ou marcas de expressões? A escolha da cor errada pode acentuar essas características e transmitir uma imagem nada atraente às outras pessoas”, comenta a consulta de imagem da Boucle, Gabí F. Souzä.

E como saber quais são as cores certas? Hoje existe no mercado a Análise de Coloração Pessoal, um serviço que analisa as cores e tonalidades mais indicadas a cada pessoa, e aquelas que precisam ser retiradas do guarda-roupa.

Feita sob a luz do dia para que não haja nenhuma alteração na percepção, essa análise é feita da seguinte forma, segundo Gabí F. Souzä: se a pessoa tiver o cabelo tingido, é melhor que prenda ou coloque para trás, para não interferir na análise. É importante que a pessoa esteja sem maquiagem e que seja colocado um avental na cor branca. Após essa primeira etapa, o consultor de imagem apoia sobre os ombros da pessoa, e próximo ao rosto, algumas tiras de tecidos coloridos. E o teste é feito a olho nu, com muita observação, para reparar o que realça as características boas e o que ressalta as marcas e expressões.

Após essa análise, a cliente leva para casa uma cartela das cores mais indicadas para ela arrasar em qualquer encontro!

Texto: Plim Comunicação

2.15.2011

Casual Friday: descontração ou confusão?

O Casual Friday (Sexta-feira informal), foi implantado pela primeira vez na década de 1970 nos Estados Unidos, com intenção de diminuir o nível de estresse e incentivar momentos de descontração entre funcionários e colaboradores, empresas deram o direito de, pelo menos um dia na semana, usarem roupas mais confortáveis e menos formais dentro do escritório.

Homenagear a chegada do final de semana usando roupas mais confortáveis é maravilhoso porém, deve-se tomar muito cuidado para não confundir descontração com desleixo ou inadequação.

A confusão é grande havendo casos de abuso de trajes inadequados gerando a si e aos colegas desconforto, ansiedade, desconcentração e mais estresse. Percebendo isso algumas empresas decidiram abolir o “dia informal” de seus calendários.

Quais são os erros mais comuns?


Homens:- jeans desgastado, com barra desfiada ou cheio de bolsos;
- calças com elásticos na cintura;

- camisetas estampadas com nomes de bandas, lugares, desenhos, dizeres, piadinhas, times de futebol (show de horror!!) etc.;
- camisetas sem mangas;
- moletons;
- bonés;
- roupas estilo exército ou camuflagem;
- tênis ou sapatênis (casual não é esportivo);
- shorts ou bermudas;
- chinelos;
- meias de futebol, meias brancas.




Mulheres:- Tomara que caia, tops ou barriguinha de fora (mesmo que sutilmente);
- tecidos muito brilhantes;
- jeans justíssimos ou com muitos detalhes como bolsos, bordados, lavagens muito contrastantes;
- sandálias muito abertas, chinelos, e mules;
- tecidos aderentes ao corpo;
- detalhes ou peças com estampas imitando pele de animais;
- roupas de ginástica;
- shorts e bermudas curtas e justas;
Enfim, toda peça que seja ou pareça insinuante.

Porque tudo isso prejudica sua imagem na empresa?
Mesmo tratando-se do "casual", você ainda está no ambiente de trabalho e precisa concentrar-se nele. A vestimenta torna-se inadequada quando passa a impressão de que você desejaria estar em outro lugar, fazendo outra atividade que não aquela.

Sua aparência é um reflexo do que está pensando, vestir-se como se fosse para um churrasco, shopping, balada, implicaria numa perda significativa de credibilidade para empresa e principalmente para sua imagem profissional.

Se um cliente chega de surpresa e o(a) encontra vestido(a) de uma maneira inadequada, pode parecer que você esta ansioso(a), já com a cabeça em outro lugar, afetando a confiança pois, ele sentirá que você não está disponível para atende-lo. Ainda mais se estiverem em áreas de atuação como bancos e advocacia.

Todo profissional precisa usar de muito bom senso para não sofrer grandes prejuízos na carreira, afinal, uma das maneiras de se transmitir profissionalismo, competência e credibilidade é através da aparência, da vestimenta.
A empresa é a grande responsável por definir e orientar funcionários sobre a política de vestuário.
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É importante que haja comunicação direta, seja através da intranet, internet, e-mails, impressos. Também, através de palestras e treinamentos orientados por consultores de imagem. Assim, todos aprenderão sobre a importancia da apresentação pessoal, assim como a real diferença entre informal e inapropriado, sempre respeitando os valores da empresa.

Acertando no visual da sexta-feira informal:

Homens:













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- Camisa pólo de corte reto;
- Camisas mais esportivas, de manga longa ou curta, sem estampas e de cores neutras;
- Calças de veludo (para o inverno), sarja grossa ou jeans
(corte reto, cor escura , sem detalhes e lavagens muito contrastantes);- Blazers de veludo ou sarja;
- Jaquetas de lã ou tecido;
- Suéteres com ou sem textura;
- Mocassins, sapatos de amarrar de couro, camurça ou nobuck, com solados de couro ou borracha;
- Relógios esportivos.


Mulheres:















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- Blusas informais e arrumadas;
- Calça de sarja ou jeans (corte reto, cor escura, sem detalhes e lavagens muito contrastantes);
- Vestidos, porém NUNCA frente única, tomara que caia ou mini (sem estampas grandes e coloridas);
- Blazers de sarja, casaquinhos, jaquetas ou tricôs, Twin-set;
- Sapatilhas, sandálias fechadas, botas, peep-toes de couro ou camurça;- Acessórios maiores.
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Lembrando sempre que o dia informal é melhor aproveitável dentro do escritório, se por um acaso o cliente marcar uma visita justamente na sexta-feira, melhor optar pelo traje formal para que nada possa atingir sua confiabilidade.
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Fontes: Jornal Carreira & Sucesso;
Isto É Dinheiro;
Claudia Matarazzo;
Revista Veja;
Catho;
Revista Manequim;
Desfile Ricardo Almeida.

2.04.2011

Você já comprou roupas usadas? (Por Leticia Pontes)*

Eu já, e posso dizer que adorei!

Aqui em Estocolmo há uma porção de lojas second hand (brechós) com coisas incríveis e preços maravilhosos. O legal dessas lojas é a possibilidade de se encontrar peças diferentes, coloridas e que representem seu estilo…

Por causa do clima frio e da cultura, roupas coloridas não são muito populares por aqui mas eu, como boa brasileira, não conseguia ficar sem algo colorido no armário.
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Andei por toda a cidade procurando cores nas lojas porém, a única cor viva que aparece nas vitrines com alguma freqüência durante o inverno é o vermelho num tom bem quente e o que eu queria eram peças que fossem em pink ou verde-água, azul royal, roxo, amarelo, etc…
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Certo dia, lendo revistas e blogs, descobri que as peças coloridas que eu tanto desejava estavam disponíveis em lojas second hand. Foi aí que mudei o roteiro das minhas caminhadas pelo centro e acabei conhecendo uma loja inglesa chamada ”Beyond Retro”.
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Se você estiver de passagem por Londres, por exemplo, não deixe de visitá-la. Lá tem de tudo: roupas de inverno e verão, bolsas, sapatos, acessórios para homens e mulheres e muito mais.
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Em novembro deste ano, com a chegada do inverno, fui ate lá tentar realizar meu sonho: ter um casaco de pele (falsa, lógico!) e que de preferência não fosse totalmente preto.

Havia uma variedade imensa de opções de casacos, mas a maioria, infelizmente, era em preto. Eu queria algo que fosse um pouco diferente, pois se já não bastasse a falta de sol, é só essa cor que as pessoas daqui costumam usar. Por isso, optei por um listrado preto e cinza (é realmente difícil fugir completamente do preto). E sabem quanto eu paguei por ele? 150 reais! Um novo, na Zara, por exemplo, custava 300 reais.

Mas na verdade, o que eu acho mais legal de comprar roupas em second hand é a possibilidade de encontrarmos peças que realmente representam nosso estilo, nossa personalidade.

Só comprando roupas em lojas ”normais”, se não temos muita paciência ou não nos sentimos seguras para fazer combinações diferentes, acabamos saindo vestidas exatamente igual a muitas outras pessoas. E a nossa identidade onde fica?

O casaco da Zara, aquele que eu havia gostado, vi pelo menos umas quatro pessoas usando o mesmo modelo. O meu, da Beyond Retro, só eu tenho…

A dica, para dar um toque de personalidade ao seu look, é procurar comprar acessórios em ”second-hand” ou feirinhas. Com uma pesquisa rápida no Google para saber os pontos de venda, tenho certeza que encontrará coisas incríveis!

E se você estiver de passagem marcada para a Europa, tente deixar um dia só para garimpar esses tesouros e encontrar peças de muito estilo!
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*Leticia Pontes é Consultora de Imagem (www.leticiapontes.com), atua no mercado de moda e imagem desde 2006.
Colabora escrevendo sobre produtos e lojas que conheceu e situacões interessantes que vivenciou desde que se mudou para a Suécia.

1.31.2011

A ética da etiqueta

A etiqueta é um código capaz de introduzir pessoas à grupos sociais proporcionando sensação de pertencimento ou de consideração com o outro.

Foi criada pela sociedade francesa no século XV (quinze) como uma forma de educar a sociedade recém saída da era medieval, onde após uma refeição era comum palitar os dentes com facas usadas para matar animais e inimigos (pasmem!).

A étiquette era providenciada pelo rei e enviada a seus convidados em momentos de festas, reuniões e encontros sociais, contendo regras de comportamento, bom senso e cordialidade inspirando civilidade, cuidado e respeito ao próximo.

Antes de mais nada, vamos eliminar o pré-conceito com a palavra ETIQUETA, pois ao longo dos anos vem sendo adicionada ao grupo dos superficiais e cheios de frescura. A essência da palavra etiqueta vem de éti – queta: pequena ética. Ou seja, não há nada de superficial, muito menos cheio de frescura em agir de maneira ética, não é mesmo?

O assunto anda em alta pela mídia, afinal vivemos o momento em que o mundo virtual deu coragem e liberdade em demasia fazendo pessoas passarem por cima das outras, dizerem o que pensam, traírem, sem serem vistas, pensando estarem escondidas e protegidas atrás da tela do computador.
Essa situação digna da contemporaneidade faz com que uma pessoa que age de maneira ética é valorizada pela sociedade pois todos sabem que preza e respeita o outro.

A etiqueta é fácil de ser aplicada ao cotidiano, em nossa série de postagens você verá que muitas das dicas que daremos aqui, provavelmente já fazem parte de seu dia dia. As que ainda não fazem, certamente serão absorvidas.

Para começar, vamos pensar no dia de hoje. Você expressou cortesias como: obrigado (a), desculpe, com licença, por favor, bom dia...?

São expressões básicas que fazem abrir caminhos começando pelo porteiro, faxineira, funcionários, colegas de trabalho, manobristas, transeuntes, TODAS as pessoas merecem receber cortesias. Mais do que se mostrar educado, é um exemplo de civilidade.

Quem chega cumprimenta primeiro, é grosseiro não responder a um cumprimento.
Encontrou o vizinho no elevador, cumprimente, saiu, diga até logo. Cruzou com um conhecido na rua, cumprimente mesmo que acenando com a cabeça.

Sua faxineira, funcionário ou qualquer pessoa que lhe presta um serviço, mesmo que diário, diga obrigada (o) todos os dias (homens dizem obrigado e mulheres obrigada).

Saiu irritado de casa e acabou trombando com alguém na rua, desculpe-se imediatamente, ninguém é obrigado a adivinhar e muito menos compreender o porque da agressividade.

O corpo fala, por isso, sorriso como forma de cumprimento deve ser sincero e agradável, se parecer falso, criará um clima desconfortável transmitindo a mensagem oposta, desagrado!

Assim como o sorriso, o aperto de mão também deve ser agradável, caso contrário causa dor. Nunca sacuda os braços durante o aperto de mão, também não deixe a mão mole ou aperte com a pontinha dos dedos transmitindo insegurança.

Numa reunião, por exemplo, só se estende a mão a todos apenas se o número de pessoas for pequeno, caso contrário, cumprimente a distancia de forma geral e amistosa. Para esta situação, estenda a mão apenas as pessoas próximas a seu assento.

Cumprimentar com beijo é um hábito cultural brasileiro, em outro país pode significar invasão de espaço, grosseria e até assédio sexual. Ao cumprimentar estrangeiros, melhor aguardar iniciativa deles.

No Brasil, a troca de beijos sugere que se toque levemente no braço do outro como uma forma de acolhida, por isso nunca opte por esse cumprimento em encontros profissionais, reuniões com clientes, com o chefe, funcionários.

O beijo faz com que os corpos se aproximem invadindo a barreira da intimidade, por isso deve se tomar cuidado com este tipo de cumprimento nessas situações.



possivelmente, a mais poderosa ferramenta de ascensão profissional é a habilidade de se relacionar”. (Ana Cristina ACOSTA, 2001)

A educação não é um artigo que possa ser comprado. É um hábito que se adquire, no dia-a-dia, com prática e a observação; portanto, está ao alcance de todos”. (Ana Cristina ACOSTA, 2001)





Fontes: - ACOSTA, Ana Cristina Maia de Araújo. A Importância da Etiqueta Social nas Relações de Trabalho. Universidade do Sagrado Coração – USC, Bauru - SP
- RIBEIRO, Celia. Etiqueta Século XXI. Porto Alegre, L&PM, 2008.
- MATARAZZO, Claudia. Negócios negócios etiqueta faz parte. São Paulo, Melhoramentos, 2008.
-
KALIL, Glória. Chiquerrimo. São Paulo, Ediouro, 2008

Fotos: Site O Globo - www.oglobo.com
ClipArt - http://www.1clipart.com/
aprendizdeideias.blogspot.com

1.27.2011

A energia renovadora de Janeiro

JANEIRO, é tempo de reclusão e planejamento. Época em que põe-se no papel afazeres, metas e desejos para serem praticados durante todo ano. O plano pessoal nos motiva, desafia e nos faz seguir em frente.

O mês possui uma energia renovadora, emana a vontade de mudança podendo ser no cabelo, no corpo, na mente, no guarda-roupa, nas atitudes diárias, na administração do tempo. Tudo em busca de felicidade e bem estar pessoal.

Neste ano de 2011, nossa lista de metas e desejos partiu da dúvidas e necessidades dos leitores sobre, como se vestir e comportar-se no trabalho, numa entrevista de emprego, numa reunião importante, num almoço com o cliente, no dia-dia do expediente, assim como nas horas de lazer, naquele jantar romântico, num primeiro encontro, no aniversário do amiguinho de seu filho, em festas de bodas, fazendo compras no shopping ou em visita ao museu.

Nos preparamos, nos planejamos para proporcionar a você leitor, um universo de possibilidades orientando no caminho para elegância, estilo e bem estar que todos procuramos em nós mesmos para assim, vivermos em harmonia profissional e social.

Sejam muito bem vindos ao novo tempo e a tudo que os esperam por aqui!